CONCILIAÇÃO BANCÁRIA
A conciliação consiste na comparação do saldo de uma conta bancária de movimento com uma informação externa à contabilidade (extrato bancário), de maneira que se possa ter certeza quanto à exatidão do saldo em análise, em determinada data.
Realiza-se a composição do saldo, analisando-se os lançamentos não realizados (tato pelo banco, no extrato, quando pela contabilidade interna, no razão) ou divergentes (valores diferentes) e cheques não compensados.
Com base nesta primeira conciliação bancária, realiza-se (caso for) os lançamentos complementares, estornos ou reclassificações.
Veja maiores detalhamentos e exemplos no tópico "Conciliação Bancária", do Guia Contábil online.
PLANILHA DE CONCILIAÇÃO
Habitualmente, e para facilitar a apuração e registro das diferenças entre os saldos contábeis e bancários, elaboram-se planilhas de conciliação, demonstrando, linha a linha, as diferenças e os ajustes necessário, partindo-se do saldo contábil e somando-se/diminuindo-se os valores apontados até chegar ao saldo do extrato.
Ao lado de cada valor especifica-se, em coluna própria, se houve regularização do lançamento, posteriormente à referida conciliação.
Acesse um modelo de Planilha de Conciliação Bancária (utilize sua senha do Guia Contábil online ou cadastre-se)