Portal de Contabilidade Obras Contábeis Legislação Guias e Modelos Cursos Downloads

Tamanho do Texto + | Tamanho do texto -

ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE - ANÁLISE DE NEGÓCIO

Fonte: SEBRAE - Adaptado pela Equipe do Portal de Contabilidade

Ficha Técnica

Setor da Economia: Terciário
Ramo de Atividade: Prestação de Serviços
Tipo de Negócio: Escritório de Contabilidade
Produtos Ofertados/Produzidos: Prestação de serviços de contabilidade para pessoa física ou jurídica, microempresas, associações, entre outras entidades.

Apresentação

Contabilidade é um trabalho minucioso de análise das áreas fiscal, tributária e trabalhista de uma empresa, instituição ou entidade governamental ou não governamental. Portanto, é uma atividade que exige tempo para análise.

Muitas empresas contratam firmas ou escritórios de contabilidade para prestar esse serviço. Em muitos casos, não há vantagem financeira em manter uma estrutura contábil. Até mesmo porque muitas empresas são obrigadas a realizar auditorias periódicas.

Por essas razões, em alguns casos, é vantagem a empresa contratar um escritório de contabilidade, que passa a ser responsável pelo balanço contábil e financeiro, pagamento de tributos, resoluções de problemas relativos ao quadro de funcionários, entre outras questões relativas à contabilidade empresarial.

Mercado

O mercado de prestação de serviços contábeis é bastante concorrido. Por isso, é importante manter a qualidade no atendimento e serviços. Como diferencial em relação à concorrência, o contador deve traçar um diagnóstico correto da situação real do empreendimento, de forma a estabelecer estratégias adequadas para o cliente atingir suas metas e objetivos.

Apenas a prática não habilita o profissional a superar a concorrência. É imprescindível que ele faça o acompanhamento diário das mudanças econômicas e financeiras. Além disso, é fundamental que ele busque especialização e atualização profissional que pode se dar através de cursos, leitura e análise de noticiários, boletins e mapas fiscais.

Estrutura

Área mínima de 40 metros quadrados para disposição das mesas e cadeiras da equipe de trabalho, além dos armários, estantes, microcomputadores e outros móveis de escritório.

Móveis e Equipamentos/Softwares

- Mesas;

- Cadeiras;

- Armários para arquivo;

- Estantes para os livros;

- Computadores interligados em rede e com acesso à internet;

- Softwares de contabilidade, escrita fiscal e folha de pagamento;

- Materiais de expediente.

Investimento

Varia de acordo com a estrutura a ser adotada. O aporte inicial de capital é de R$ 30 mil, em média.

Pessoal

O número de funcionários varia de acordo com a estrutura. Mas pode-se iniciar com apenas um funcionário, caso o empreendedor fique encarregado da parte administrativa.

Pré-requisitos

- Conhecimentos da legislação das áreas de atuação;
- Ser contador ou técnico de contabilidade registrado no Conselho Regional de Contabilidade;
- Ter experiência profissional e conhecimentos dos trâmites legais dos órgãos públicos e das associações de classe.

Cliente

O cliente pode ser pessoa física ou jurídica. 

Para o cliente, o contador é o profissional que resolve os problemas de ordem fiscal, jurídica, tributária e de pessoal. É quem traça a saúde financeira da empresa e, ao mesmo tempo, orienta sobre o correto pagamento de tributos. Mas é pelo seu desempenho que o contador conquista seu cliente.

Honorários Contábeis

É necessário que o empreendedor saiba calcular, adequadamente, seus honorários, para fins de justa retribuição dos serviços.

Recomendamos a leitura da obra Como Fixar Honorários Contábeis.

Serviços

Alguns serviços prestados por escritórios de contabilidade:

- Contábil: Lucro RealLucro PresumidoSimples NacionalMEIBalancetesRazão AnalíticoDiárioLivro CaixaLALUR, entre outros;
- Fiscal: Livro de EntradaLivro de SaídaLivro de Apuração do IPILivros de Apuração do ICMSISS, entre outros;
- Trabalhista: Apontamentos, Folha de Pagamento, GPS, SEFIP, DARF entre outros;
- Outros: Aberturas, Transferência, Encerramento de Empresas, DIRPF, Consultoria, Assessoria, Certidões Negativas.

Pode-se também exercer atividade de assessoria específica em áreas de atuação de médias e grandes empresas.

Programa de trabalho

Um escritório de contabilidade funciona normalmente das segundas às sextas-feiras, das 8 horas às 18 horas. Ele deve ter organização e administração adequadas à atividade.

A principal ferramenta de trabalho do contador é o Código de Ética do Contabilista. O responsável pelo serviço tanto pode ser um contador quanto ou um técnico contábil, mas ao técnico não é permitida a realização de serviços de auditoria.

Softwares

Contabilidade, Folha de Pagamento, SPED Fiscal, Escrita Fiscal, Livro Caixa, etc.

Atualização

Um dos requisitos para o sucesso da atividade é manter-se sempre atualizado em relação às normas contábeis, tributárias, trabalhistas e legais. Sugerimos os boletins gratuitos, remetidos via e-mail, pela equipe Portal Tributário:

O escritório de contabilidade pode ser dividido por setores. Os principais são recursos humanos, fiscal, contabilidade e Imposto de Renda, auditoria, previdenciário e legislação. Para conquistar o cliente, o contador ou técnico contábil deve manter contato constante com a empresa. O trânsito de documentos requer um tratamento que evite extravios e atrasos.

A relação entre escritório e clientes tem de ser regida por contrato para estabelecer de forma clara os deveres e obrigações das partes envolvidas. Existe atualmente grande concorrência no mercado, incentivada pelo processo de terceirização desses serviços. 

Uma boa saída para se diferenciar é a especialização, ou seja, o atendimento a um determinado segmento, como, por exemplo, a contabilidade de condomínios.


Contabilidade | Publicações Contábeis | Cursos | Temáticas | Normas Brasileiras Contabilidade | Glossário | Resoluções CFC | Guia Fiscal | Tributação | Simples Nacional | Modelos de Contratos | Balanço Patrimonial | Legislação Contábil | Programas | Revenda e Lucre | Normas Legais | Boletim Contábil | Boletim Trabalhista | Boletim Tributário | Guia Trabalhista | Guia Tributário | Publicações Jurídicas