REEMBOLSO OU RECUPERAÇÃO DE DESPESAS - CONTABILIZAÇÃO
Os reembolsos de despesas caracterizam-se por valores pagos ou devidos cujo ônus deva ser reembolsado por terceiro.
Normalmente, tais despesas ocorrem entre empresas contratantes, onde, por conveniência prática, um dos contratantes paga as despesas e, pelo contrato, tem direito ao ressarcimento das mesmas do outro contratante.
É o caso, por exemplo, de um contrato de consultoria, onde a empresa contratante assume as despesas de viagem, alimentação, etc. das pessoas que irão prestar os serviços e que são empregados ou sócios da empresa contratada.
CONTABILIZAÇÃO
A contabilização deve ser simultânea, nas empresas contratantes, à vista dos documentos ou relatórios gerados.
Mas também tais reembolsos podem ocorrer entre empregados e empregadores, em decorrência, por exemplo, do uso de veículos dos empregados nas atividades do empregador.
O registro contábil é em conta de resultado específica, em contrapartida à contra patrimonial.
Para maiores detalhamentos e exemplos de contabilização de reembolso ou recuperação de despesas, acesse o tópico REEMBOLSOS DE DESPESAS, no Guia Contábil Online.