Com os contadores se equivocando em meio a esta pandemia, a inadimplência tem aumentado cada vez mais. Com isso, consequentemente, a perda de clientes também aumenta.
Há possibilidades de usar mais
estratégias, para que o contador consiga atravessar esta fase da melhor forma,
aumentando a quantidade de clientes, e ainda conseguir aumentar o seu ticket
médio.
Os contadores têm cometido dois
erros específicos nessa pandemia, e isso vem colaborando para que haja aumento
na inadimplência, e também a perda de clientes. E estes erros estão ligados
diretamente à mentalidade daquele contador padrão, aquele que só visa a
conformidade.
E também que não se preocupa em
elaborar estratégias, que possam reverter a situação daquele empresário que
está enfrentando dificuldades impostas pela realidade do Coronavírus.
Esta questão é algo simples, onde é
necessário apenas uma mudança na postura e na mentalidade do contador, para que
ele consiga alcançar resultados imediatos. E, por consequência, fazer com que o
ticket médio aumente, mesmo no centro de uma crise.
A situação está tão crítica, que só
no mês de março de 2020, o volume de pequenas e micro empresas que fecharam as
portas por causa da pandemia ultrapassou 600 mil.
Muitas empresas foram obrigadas a se
adaptar com o novo modelo de negócio online, outras fecharam suas portas, é o
caso da Melhor Mania loja de acessórios,
fechou seu comércio local para se adaptar online em forma de review.
Os dados fornecidos pelo Sebrae confirmam a situação que os escritórios contábeis estão enfrentando com clientes, os quais não estão priorizando pagamentos de honorários contábeis e alguns que ainda procuram os mais baratos. Hora de mudar o foco!
É preciso orientar o empresário para
que ele possa captar dinheiro novo. Muitos estão visando a internet para a
venda de seus produtos, neste momento o contador pode dar "uma força", indicando e
usando ferramentas para esse processo. Uma dica é sugerir o aporte de capital.
Nessas situações, o contador pode aconselhar o empresário a conversar com o seu sócio, propondo que ele injete dinheiro na empresa para que, assim, ela consiga sobreviver. Uma outra medida que pode ser tomada é procurar outros sócios, para captar ainda mais dinheiro.
O contador também deve estar atento ao controle financeiro do seu cliente. No cenário atual, o contador deve cogitar assumir o setor financeiro do seu cliente.
2º erro: Quando um contador pára de buscar mais clientes, ele começa a correr um grande risco. Tem vários contadores que têm em mente que vender é vergonhoso. Isso é errado. Talvez, nem saibam por onde começar.
Se o contador está perdendo de um jeito, ele precisa repor de outro. Contadores creem que o código de ética veda vendas. Porém, ele veda que um contador manche a reputação do outro.
Vender é ajudar. E o contador tem
que saber oferecer seu serviço, mostrar como pode ajudar seu cliente. Nessa
pandemia, os contadores precisam ser mais estratégicos, saber mostrar, de
maneira correta, como ele pode ajudar seu cliente na gestão financeira e planejamento tributário.
Mostrar para ele, de uma maneira
sutil, que do mesmo jeito que ele terceiriza a folha de impostos, pode
terceirizar também o financeiro.
Do mesmo modo, é preciso mostrar
para o cliente a ameaça que ele ainda não percebeu, e como ele pode resolver
isso. Precisam encontrar meios de ganharem mais clientes, os quais promoverão
mais saúde para a empresa, o que fará com que ela continue sobrevivendo no
mercado.