Portal de Contabilidade Obras Contábeis Legislação Guias e Modelos Cursos Downloads

Tamanho do Texto + | tamanho do texto -

Princípios da precificação

Gilmar Duarte da Silva - 15.10.2012

A incansável busca por fórmulas mágicas para precificar os serviços de contabilidade parece nunca chegar ao fim. É como um milagre que os santos têm dificuldades para atender.

Tags: princípio, tempo, custo, preço de venda.

Os contadores costumam orientar seus clientes a levantar balancetes periódicos e analisar os resultados. Os que não conseguem obter lucro são advertidos da necessidade de revisão criteriosa dos custos e formação do valor de venda.

Nosso conselho é que a elaboração do preço prescinda de criteriosa busca de todos os custos. Continuamos afirmando que precificar é uma arte que necessita de conhecimento, disciplina e dedicação de tempo, hábitos imprescindíveis para alcançar resultados positivos e conquistar a desejada fatia do mercado.

Dedico-me ao estudo desta metodologia há alguns anos e apresento abaixo o que chamo de “Princípios da Precificação”:

1. Faça pesquisas para conhecer as necessidades do mercado;

2. Saiba quais são os pontos fortes e fracos do produto ou serviço e os explore;

3. Relacione todos os gastos e os segregue por grupos - diretos, indiretos e de comercialização;

4. Encontre o critério mais adequado para o rateio dos gastos indiretos;

5. Apure os custos diretos por produto ou serviço, inclusive o valor da mão de obra direta;

6. Conheça a concorrência;

7. Trabalhe com o lucro líquido justo;

8. Administre os gastos;

9. Acompanhe atentamente os movimentos do  mercado;

10. Aprofunde os conhecimentos de precificação;

11. Retire o produto ou serviço do mercado no momento certo e inove.

Muitas vezes é difícil entender os motivos que levam alguns empreendedores a ter mais ou menos sucesso, mas posso garantir que aqueles que atentam aos princípios acima têm maiores chances de alcançá-lo.

Nas próximas semanas abordarei cada um desses princípios da precificação para deixá-los compreensíveis e de fácil aplicação.

Gilmar Duarte da Silva é empresário contábil, palestrante e autor do livro "Honorários Contábeis. Uma solução baseada no estudo do tempo aplicado".


Contabilidade | Publicações Contábeis | Cursos | Temáticas | Normas Brasileiras Contabilidade | Glossário | Resoluções CFC | Guia Fiscal | Tributação | Simples Nacional | Modelos de Contratos | Balanço Patrimonial | Legislação Contábil | Programas | Revenda e Lucre | Normas Legais | Boletim Contábil | Boletim Trabalhista | Boletim Tributário | Guia Trabalhista | Guia Tributário | Publicações Jurídicas