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COMO FIXAR HONORÁRIOS CONTÁBEIS?

Equipe Portal de Contabilidade

Contabilista: não subestime seus honorários! Estabeleça orçar (e cobrar) um valor coerente, baseado no montante de serviços que o cliente demandará. 

Empresas que optam pelo Lucro Real, por exemplo, exigem muito mais atenção, cuidados (conciliação, SPED Contábil, etc.) do que outra que opta pelo Lucro Presumido.

Lembre-se que o honorário é livre (você NÃO precisa seguir a "tabela do Sindicato"), a ser fixado pelo profissional em tratativas com o contratante, dependendo de sua atividade e dos serviços prestados.

Desta forma, cada profissional contábil, na hora de fixar os seus honorários contábeis, deverá levar em conta alguns fatores básicos da atividade: 

1 – Complexidade dos Serviços; 

2 – Tempo na execução do mesmo; 

3 – Potencial do Cliente; 

4 – Responsabilidade decorrente da execução do serviço. 

Coloque, ainda, um percentual de lucro razoável sobre os custos envolvidos (afinal, você é um empreendedor e merece ser remunerado por isso!) e os custos variáveis (como tributos sobre a NF de serviços a ser emitida ao cliente).

A base de cálculo de honorários contábeis, num orçamento para um novo cliente, é iniciado com a projeção das horas de trabalho, ou seja, quanto do seu tempo e de seus colaboradores será exigido para atender às demandas regulares do potencial cliente (escrituração contábil, fiscal, elaboração da folha de pagamento, atendimento à dúvidas por telefone, encaminhamentos, reuniões, assessoria e análise de balanço, etc.)

Obviamente, isto é proporcional. Ou seja, um cliente que exige apenas 10 horas de atividades/mês terá um honorário muito mais em conta que outro cliente, cuja execução de contrato demande 100 horas/mês. Mas meça com atenção: talvez estas 100 horas/mês do cliente mais "trabalhoso" tenha um custo menor (por hora) do que o cliente com 10 horas/mês de atividades. 

Esta situação decorre que, se este último cliente demanda 5 horas/mês de sua atenção, e 5 horas mês de execução de horas por auxiliares (cujo custo pode ser menor), o custo final, mais o lucro e despesas variáveis (como tributos) pode ser proporcionalmente bem maior do que aquele outro cliente, que exige as mesmas 5 horas/mês de você com as demais 95 horas podendo ser realizadas por auxiliares.

Ou seja: mapeie todos seus custos do escritório e atribua-os corretamente em "custo/hora" por atividade (fiscal, contábil e trabalhista) para não incorrer em cobrar honorários irrisórios que lhe tragam prejuízo!

Para auxiliar suas análises, veja um exemplo de planilha de cálculo de custos contábeis.

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